quinta-feira, 31 de maio de 2012

De enganador para príncipe de Deus.

                                     
A caminhada cristã requer de cada um de nós uma reflexão diária , não importa se somos novos convertidos ou os mais maduros na fé , devemos fazer uma análise e nos perguntarmos como está a  nossa  vida com Deus, com o próximo e a relação com os nossos irmãos . 
Termos a nossa leitura Bíblica devocional e a partir dela refletir como estou me envolvendo e me dedicando, em que os meus atos falam mais do que as minhas atitudes. Por outro lado o crente que é assíduo a todos os eventos da Igreja e é um dos primeiros a estar disponível a colaborarem para todas as atividades da Igreja, porém tem algumas coisas que ainda precisam ser depositadas aos pés de Jesus. 
 A Bíblia fala um personagem chamado Jacó, o qual todos conhecemos a sua história , ele enganou o seu próprio irmão e por isso o seu nome de Jacó , foi apelidado por enganador. Ele trapaceou o seu irmão Esaú e com isso teve que sair de casa as pressas porque seu irmão iria matá-lo por fazer uma faceta. Jacó ficou 21 anos afastado de seu irmão porque cometeu este deslize , por causa disso ficou fugitivo.  Neste período ele ficou rico, adquiriu famílias tinha gados e ovelhas que se multiplicaram surpreendentemente , sempre erguia um altar diante de Deus, mantinha uma vida devocional encantadora, mas o seu coração estava amargurado pelo que fizera com seu irmão.
Assim também somos nós, temos uma vida de oração, lemos a Bíblia, fazemos o nosso culto doméstico, mas será que realmente esta tudo bem , ou as vezes não queremos ser confrontados com aquilo que precisamos refletir? Nos erros que cometemos no passado e até mesmo os do presente? Precisamos urgentemente orar e pedir que tenhamos coragem, para suplicar a Deus o que precisamos fazer com nossos erros , para alcançarmos diante de Deus graça e misericórdia .
Quero somente falar do capitulo de Gênesis 32: 10, 22, e 32. Onde a transformação de Jacó é narrado, o enganador se transforma em Israel.
Como se deu essa transformação:
No verso 32: 10 . Diz assim, “sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora são dois bandos.”
No verso 22 , Jacó toma uma atitude radical, o verso diz "levantou-se na mesma noite, tomou suas mulheres, suas filhas ,suas servas e seus onze filhos  transpôs o vau de Jaboque". No verso 23 parte b, "fez passar tudo que lhe pertencia". Jacó neste momento se desprendeu de tudo, e é neste momento que ele fica só. Como é descrito no verso 23. Ele agora luta consigo mesmo. 
Quando estamos sozinhos é  quando as nossas mascaras caem, quando estamos sozinhos lutamos com nós mesmo, então vem o Deus que luta por nós para nos mudar e fazer de nossas vidas algo para engrandecimento do Seu nome.
1º Jacó, lutou consigo mesmo e depois foi lutar com o próprio Deus porque a sua vida precisava ser transformada. Você quer que a sua vida seja transformada? E necessário que eu e você lutemos com nós mesmo e confessar a Ele os nossos pecados ocultos diante dEle, se não fizermos isso estaremos retendo as ricas  bênçãos  que Ele quer derramar sobre cada um de nós. Por isso precisamos urgentemente fazermos confissão de nossos pecados, porque o Pai celeste é rico em perdão.
2º Jacó, não desistiu de lutar, porque lutou até ao romper do dia como diz o verso 24 , parte c, "até ao romper do dia". Não podemos desistir do que Deus tem para realizar em nossas vida, ée necessário lutar com coragem, porque Deus quer mudar o nosso caráter . E fazer de nós conforme a imagem do Seu filho Jesus.
verso 26 Jacó, não queria que o Senhor saísse da sua presença sem ser abençoada, parte c , "Não deixarei ir se não me abençoares". 
Amados, se queremos ser abençoados por Deus  , precisamos depender mais dEle, querer mais abençoador do que as bênçãos. Deus está mais preocupado  com o nosso relacionamento com Ele do que com o que fazemos pra Ele.
4º Jacó, teve a sua vida transformada verso 28. O anjo do Senhor pergunta como Jacó se chamava. E o anjo mudou o seu nome para Israel; pois como príncipe lutou com os homens, ou seja, Jacó precisava ter um encontro real com o Criador  para que a sua vida fosse transformada.
Será que realmente somos novas criaturas em Cristo Jesus ou há pecados que ainda não confessamos? Relacionamentos quebrados, vida conjugal cheia de magoas? Creio eu que está na hora de nós como povo de Deus pedi-Lo que Ele venha nos sondar e vê se em nós algum caminho mal e nos guiar pelo caminho eterno.
Conclusão:
Deus foi ao encontro de Jacó, mudou o seu caráter e o transformou em Seu príncipe. Deus o abençoou, ele não queria ser confrontado com o seu nome que era enganador e daí se travou uma luta intensa. Até ao ponto de Deus tocar na articulação de sua coxa. 
Querido, não importa a área que precisa ser mudada em nossas vidas. Mas se for necessário, Deus quer tocar nessas áreas . 


Seminarista (PB) Paulo Nunes Pereira








Nenhum comentário:

Postar um comentário