sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Um toque de fé


                     
Marcos 5: 24-34.
Introdução: Deus não estará alheio à aflição do ser humano, e esse sofrimento se prolonga à medida que o homem se afasta do Seu Criador. Cristo veio ao mundo para salvar o homem de seus pecados por ter violado a lei divina no Jardim do Éden, Deus enviou seu filho Jesus Cristo. Ele se nos resgatou na cruz do Calvário por sua morte, o seu sangue caiu sobre a terra, morreu e ao terceiro dia ressuscitou é esta vivo. E fomos resgatados por seu ato de amor por mim e você, nos conciliando com Deus pelo seu sacrifício na cruz. O texto da passagem lida revela-nos que Jesus foi convidado por um homem respeitado chefe da Sinagoga local. Marcos ( 5: 22,23) , a caminho da residência da casa de Jairo, uma mulher muito doente faz cessar a jornada de Cristo por impressionante ato de fé. Esse episódio destaca com detalhes a disposição divina de beneficiar os que se aproximem Dele com fé, além disso, o fato revela o Seu grande amor e piedade pelos que passam por lutas, que estão longe de nós de resolvê-los, mas Deus não deixa de nos assistir nos nossos sofrimentos.
Predisposição: Sempre haverá disposição de Deus para salvar e socorrer os que o buscam com sinceridade (fé).
E sobre isso que eu quero falar nesta manhã.
1- Os recurso humanos são limitados para trazer alivio dos nossos sofrimentos.
Nos versos 25,26 o texto fala que a mulher estava enferma de uma hemorragia crônica que havia doze anos, e que não e que obtinha resultado com a medicação ou terapia alguma, pelo contrario, cada vez mais o seu estado de saúde regredia.
Isso no revela a debilidade humana do conhecimento humano, que apesar de todo avanço tecnológico, ainda é impotente para curar doenças de uma pessoa que faz um exame de rotina acaba descobrindo que esta com uma doença incurável.
As enfermidades são um reflexo da contaminação produzida pelo pecado. Para Adão, Deus declarou o seguinte: “mas da arvore do conhecimento do bem não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17) De Adão para os nossos dias ( Mateus 24.12)Diz’ porque “ surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos de Deus “ mas para aqueles que estão firmado na rocha  que é Cristo Jesus, as doenças se multiplicaram em grande intensidade, mas a esperança para aqueles que se rugiam em Cristo pela fé. Como se expressa o salmista no salmo 18: verso dois “O Senhor e a minha rocha, a minha cidade, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte.”
2- A fé verdadeira nos coloca frente a frente com Deus.
O verso 27, encontramos o fundamento para a cura no texto lido: “ Tendo ouvido a fama de  Jesus” A Bíblia revela que a fé e produzida mediante o contato com a Palavra de Deus: E assim, a fé vem pela pregação da Palavra, e a pregação, pela Palavra de Cristo ( Rm .10-17. A fé vem é sustentada pela promessa de Deus, sendo capaz de gerar uma confiança solida em Cristo. Por isso devemos pregar a palavra de Deus, porque quando a fazemos a poder no nome de Jesus , para curar, libertar, salvar e transformar o mais vil pecado em um nova criatura em Cristo Jesus como diz em II Coríntios 5: 17 “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; ies que se fizeram novas”. Mas para tanto, precisamos ter vida de santidade, vida piedosa, vida de oração, vida de atos de amor ao próximo em ação e não somente dizermos e não fazemos. O verso 17 traz uma profunda afirmação do sentido inexaurível da redenção do cristão, a qual inclui 10 A segurança do cristão em Cristo, que suportou o castigo de deus contra o pecado; 2) a aceitação do crente em Cristo, apenas em que Deus se compraz ; 3; A futura segurança do crente, que é a ressurreição para a vida eterna e o único fiador pela herança do cristão no céu ; 4) A participação do crente na natureza divina de Cristo, a Palavra eterna; por isso faz sentido pregar. Evangelizar, pregar Ele é poder de Deus para salvação de todo o que crê. (Rm. 1.16.) A Bíblia traz esperança para quem perdeu a esperança. Percebemos na narrativa de Marcos que a mulher não ficou imóvel ela se móvel quando esteve ao lado a lado com Jesus.
No verso 30, Marcos descreve que ela tocou nas orlas de Jesus, reconhecer que Dele saíra poder, pelo toque de fé inimaginável de uma pessoa que demonstrou uma fé ousada e corajosa, diante da multidão, dos que cercavam Jesus, dos seus discípulos por não imaginar que no meio de tanta agitação por parte da multidão (verso 27) uma creu que Jesus poderia mudar o seu cenário de ser impura pela lei. Não poderia ser mãe, vivia a margem da sociedade por causa do preconceito religioso.
Versos 25 e 26 retratam:
1- Sua fraqueza física,
2- Sua disposição movida pela convicção de por somente os dedos nas vetes de Jesus,
3- Sua submissão e humildade, que vem da raiz humos que significa terra fértil, vêm da palavra humos, de baixa exaltação, literalmente no chão de Húmus , terra chão.
4- a sua condições a desqualificava para o casamento  (Lv.20.18)
As lutas e dificuldades da vida cotidiana são instrumentos usados por Deus para produzir em nos faz exercitar a fé, elas também nos tornam mais humildes e compreensíveis. As nossas tribulações e problemas podem ser o um único caminho que nos próximos de Deus.
3- A fé autentica transmite cura física e salvação em Cristo jesus.
No verso 34, podemos perceber que a mulher foi curada, e Jesus disse: “filha” a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do seu mal. Jesus fala com autoridade e ternura ao coração desta mulher que creu em Jesus. Será que temos crido que Deus pode fazer algo extraordinário em nossas vidas? Respondemos para nos mesmos, precisamos crer que Jesus pode fazer na minha e na sua vida, o que a ciência não e capaz de fazer, com todo o avanço tecnológico. Que é a cura física e espiritual, e somente pelo nome de Jesus que é poderoso para curar as nossas enfermidades físicas e espirituais e nos transformar na imagem do seu filho Jesus.  A grande pergunta é será que acreditamos que Ele pode realizar o milagre da salvação nas vidas dos nossos entes queridos que não foram alcançados pelo seu amor! Ele é capaz de transformar as suas vidas na imagem do seu filho, o que nos precisamos e abrir a boca e falar no nome de Jesus que tem poder para mudar as suas vidas pelo poderoso nome de Jesus.
Algo semelhante acontece em capitulo cinco 5: 5 6,8 “5- Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6  Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque a agua é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.8 – Então Jesus : levanta-te , toma o teu e anda. Da maneira como trouxe a existência o mundo pela sua palavra. Jesus após de ouvir as queijas , lhe ordenou levanta e andar e o curou porque Ele tem todo o poder nos céus ,e  debaixo da terra.
Temos muitos motivos vir a Cristo, por dificuldades financeiras, pedir cura por motivos emocionais, mas a pior doença são os nossos pecados que nos afastam de Deus. Queremos as glorias deste mundo, mas a Bíblia fala que devemos juntar tesouro nos céus. Mateus 13:44 “ O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” Esta parábola retratam a salvação futura como algo oculto de maior valor  para  a  maiorias das pessoas ,mas tão valiosa que às pessoas ás quais ela foi revelada e estão dispostas a abrir mão de tudo que  para possui-la. Tudo que deus vier a nos conceder em bens matérias são circunstanciais e efêmeras, são importantes aqui na terra, entretanto. A salvação é muito, mas eterna, porque não e transitória é eterna. Sobre a loucura de amontoar tesouros na terra, e de esperar algo somente nesta vida passageira, Jesus afirmou o seguinte “ louco, está noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será (Lu.12.20); e noutra feita Ele disse: ‘’ Pois que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”. (Mt.16.26).
 Conclusão: Neste milagre extraordinário realizado por Jesus Cristo, tomamos conhecimento de inúmeras verdades e princípios que não perderam a validade em qualquer tempo ou lugar e podem entrar em ação, dependendo sempre da fé daqueles que o buscam: Por exemplo, Deus cuida do individuo, e não meramente da multidão, porque muitos tocavam em Jesus, mas sem uma fé autentica. Outra coisa, além de curar o corpo, Ele busca na verdade curar nossas almas através de sua graça salvadora.
18/11/12 PB Paulo 

Um comentário:

  1. Realmente Deus tem abençoado ricamente a vida do Presbítero Paulo, que Deus continue abençoando a sua mente para escrever as suas mensagens neste blog para abençoar muitas pessoas que carecem de Jesus.

    ResponderExcluir