domingo, 4 de novembro de 2012

O que parecia ser inútil tornou-se útil.


Texto 2ª Reis 4: 1-7

Introdução: Deus nos criou para o louvor de Sua glória, no jardim do Éden Deus falava com o homem e o homem falava com Deus, entre Deus e o homem havia comunhão, fidelidade e amor, não havia impureza no ser humano que Deus formou do pó da terra, foi à obra prima. Deus do nada criou todas as coisas que vieram a existir. Quando o homem pecou no jardim do Éden desobedecendo a Deus, comendo do fruto proibido e sendo seduzido por Satanás. O homem quebrou a aliança com Deus e tudo o que era perfeito diante dos olhos de Deus passou a ser impuro, Adão e Eva perderam o que era de mais precioso: ouvir a voz de Deus. Quando esse pacto foi quebrado o homem foi expulso do paraíso , e a morte passou a ser presente na vida do ser humano, porque os nossos primeiros pais não obedeceram à ordem divina.

O texto que lemos narra um fato que aconteceu com uma mulher que ficou viúva. O marido faleceu deixando divida a pagar, os credores foram a sua casa para cobrar a divida. Provavelmente os credores tomaram conhecimento do falecimento do seu marido, isto às vezes acontece com muitas famílias quando o marido faz dividas e não contam as suas esposas e as esposas não contam aos seus esposos, e quando acontece um fato como este que a Bíblia relata o que aconteceu com esta mulher que nem o seu nome é mencionado, isto pode ocorrer comigo e com você o que é importante é partir sem deixar divida, para que não sejamos surpreendidos pela exposição do texto lido. Se estivéssemos passando por situação financeira, temos hoje condições de pegar um empréstimo bancário para solucionar os nossos problemas financeiros como: dividas no cartão de crédito e limites de créditos que os bancos deixam a nossa disposição para usá-los nas horas de emergência. Mas infelizmente pouco de nós não resistimos ao usá-lo por estar disponível em nossa conta bancária.
O que para mim e você não tem valor, mas para Deus há valor.
Naquela época não existia bancos para se pegar um empréstimo e sanar as dividas, não existia automóveis como uma Ferrari, ou imóvel situado na barra da Tijuca com apartamentos que possuem os preços mais valiosos do que os demais do Rio de Janeiro, aquela mulher só tinha uma botija. Hoje quando estamos em uma situação financeira difícil e se possuímos estes bens materiais podemos vendê-los para honrar os nossos compromissos.  
As qualidades da fé desta viúva                                
Primeira qualidade ela crê no inacreditável. (versos 4)
Então,entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe aparte à parte a que estiver cheia.  Após pegar as vasilhas emprestadas com os vizinhos ela crê que para Deus tudo é possível para mudar o seu cenário de pavor, desespero, pela opressão que se instalava em seu coração pela ameaça de seus filhos serem escravos dos empresários daquela época. No Evangelho de Cristo, segundo Marcos no capítulo 5, A mulher do fluxo de sangue que havia sofrendo doze anos, ao tocar na veste de Jesus verso 27 parte c. Jesus sentiu que Dele saíra poder verso 30 parte a. Jesus curou esta mulher que tinha gastado tudo o que possuía com melhores médicos, mas Jesus a curou e ela não precisou ficar mais desprovida, pois não era mais necessário desperdiçar o seu dinheiro com aquilo que não estava satisfazendo o seu problema de saúde e foi curada pelo Mestre dos mestres.
Segunda qualidade ela crê que o impossível seja possível (verso 5)
O texto é fantástico porque o que era impossível tornou se possível, a Bíblia fala da mulher Cananeia em Mateus 15.21-28, ela possuía as suas qualidades, ela era perseverante, humilde e tinha uma fé altruísta que quer dizer (é um sentimento de quem põe o interesse alheio acima do seu próprio) lutou bravamente por sua filha que estava horrivelmente endemoniada, ela se tornou uma vencedora porque enfrentou os seus obstáculos que foram: 1- as ofensas dos discípulos de Jesus; 2- o próprio silêncio de Jesus , mas o que  ela queria era estar a frente de Jesus. O que o texto nos chama a atenção que antes de pedir qualquer coisa a Jesus ela o adora e depois pede ao Mestre dos mestres socorre- Senhor. Muitas vezes o que nos está afligindo e nós não temos a coragem de dizer para Jesus, porque não acreditamos que Deus pode mudar as cenas dramáticas que a vida nos impõe. É necessário crer que Ele muda os quadros da minha e da sua vida. Esta viúva pode ver o poder de Deus e vivenciar a graça de Deus.
Quando ela fechou a porta com seus filhos e ficou a sós com Deus o milagre aconteceu parte b, os seus filhos chegavam com vasilhas cheias, porque ela creu no profeta Eliseu que era o representante de Deus e obedeceu à palavra de Deus foi o que fez toda a diferença.
 Amados, como somos insensíveis a ouvir a voz de Deus, céticos, incrédulos. Dizer que estamos passando uma crise de integridade, moral e espiritual já não causa temor mais a ninguém, porque o nosso coração se tornou estéreo.   O que queremos são coisas mais fáceis, que não exigirão de nós, orar, a depender de Deus, porque o texto fala que a situação desta viúva exigia uma busca mais intensa na presença de Deus, no quarto com os seus filhos ela não abriu mão deles. A sociedade que vivemos perdeu e se esqueceu de que quando prevalecemos na presença de Deus Ele nos abençoa e transforma os cenários e quadros de nossas trajetórias em um manancial de benção. 
Terceira qualidade ela crê que as coisas mais simples tem valor. (6)
No (2) Elizeu lhe perguntou: que te Hei de fazer? Dize que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva (denota humildade) não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
O profeta Elizeu procurando solucionar o seu problema que parecia insolúvel. Ela fala para o homem de Deus que não tem nada em casa, mas quando Elizeu soube que na sua casa tinha uma botija de azeite, o profeta percebeu que a sua cena dramática poderia ser mudada por Deus , simplesmente através da botija que para ela não tinha valor  algum, mas Elizeu percebeu que ela tinha tudo e não sabia,   o azeite simboliza o Espírito Santo de Deus Espírito, que Deus supriria toda as suas necessidades. Há dois anos saiu publicado no jornal batista que um engenheiro que perdeu o seu emprego, fez o seu currículo foi entrevistado por uma empresa e lhe disseram: “só temos vaga para motorista”, ele saiu com rebeldia e disse: “eu tenho doutorado e administração de empresas eu jamais posso ser motorista”, saiu da sala de entrevista inconformado, de repente, ele jogou a sua gravata ao chão voltou a sala de entrevista e disse: “eu quero a vaga de motorista”. Depois de um ano este homem tornou-se o diretor da empresa porque começou com o que tinha, ou seja, ele não tinha nada porque estava desempregado, mas depois pode experimentar o poder de Deus que o elevou ao cargo de diretor. Quem sabe Deus pode realizar grandes coisas na  sua vida com o que você tem . O que você tem ? Foi à pergunta do profeta. Esta pergunta ecoa até hoje para mim e para você, hoje temos muitos recursos e muitas vezes esquecemos que tudo provem de Deus, perdoe-me a franqueza... Crente tem a filosofia “tudo que é meu é”. Meus amados, se temos tudo de melhor é para abençoar aos irmãos, mas isto infelizmente parece que caiu de moda para alguns crentes. Porque tudo que temos provem de Deus. Quando estes são praticados por nós ganharemos os nossos vizinhos e amigos para Cristo.
1- A viúva obteve a ajuda dos vizinhos por seu testemunho,
2- Recebeu a benção de Deus,
3- Ela confiou no senhor, e pôde ajudar os que estavam passando por tribulações porque Deus é fiel a Sua palavra, mas para isso precisamos clamar diante da sua presença a sós com Ele, abrindo o nosso coração e expondo tudo o que nos está causando opressão, Ele nunca deixa de responder as nossas orações.
Conclusão: verso 7:  Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus ; ele disse: Vai, imperativo que quer dizer obedeça, vende (não conceder gratuitamente); paga (reembolsar alguém que lhe é devido), e, tu e teus filhos vivei do resto. Assim somos nós, podemos agora esperar tanto milagre como misericórdia, se atendermos a Deus e o buscarmos em particular, e sendo Ele tomando o primeiro lugar em nossas vidas. Que Deus nos ajude a priorizá-lo em nossas vidas.
03/11/2012.
Amém e amém PB Paulo Nunes Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário