sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Gloriando-se nas fraquezas


O apóstolo Paulo em II Coríntios 12: 7-10 teve o privilégio de subir aos céus e conheceu as revelações maravilhosas do próprio Deus. Mas o próprio Deus lhe colocou um espinho na carne. Isto é um paradoxo, para todos nós, pois o próprio Senhor Jesus que se revelou a ele na estrada de Damasco, lhe disse o quanto era importante sofrer pelo o Seu nome.
O que este texto sagrado quer nos transmitir:
O sofrimento é muito difícil de aceitarmos, seja físico, moral ou espiritual. Ele nos traz angustias e o nosso estado emocional se abala porque através deles nós somos desmamados de nossas glórias, por isto se torna quase impossível de suportá-los. Mas se sofremos por amor a Cristo é para que o Seu nome seja glorificado através das nossas tribulações, que devemos aprender a administrar.
O apóstolo Paulo no verso 7 nos diz: “E, para que não me ensoberbecesse com as grandezas das revelações, foi-me colocado um espinho na carne, mensageiro de satanás, para me esbofetear, afim de que não me exalte”. Se Paulo visualizou o que nenhum ser humano pode ver e se não fosse colocado este espinho em sua carne, ele se exaltaria e queria que Deus dividisse a sua glória com ele, mas ela é inegociável, pois é somente dEle. Quanto às ricas bênçãos que Deus nos concede como: Aqueles que têm o dom de pregar, ensinar, aconselhar, e outros mais. Se somos afligidos por um sofrimento é para que o nome de Jesus seja engrandecido por meio de nossas lutas diárias. Mas para que isto aconteça é necessário pedirmos auxílio ao Espirito Santo para podermos suportar os espinhos na carne. Deus pode removê-los de cada um de nós ou ficarmos com ele até ao final de nossas vidas aqui na terra, mas sempre seremos consolados porque o nosso Deus é o Deus de toda consolação.
O grande cerne é sermos fortes em nossas fraquezas.
No verso oito “Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim”. Paulo pede que Deus tire este espinho na sua carne que até hoje a teologia não explica se era uma deficiência física ou as perseguições de seus opositores ao evangelho da graça, ao qual ele pregava com tamanha veracidade.
Queridos, quantas vezes nos pedimos a Deus que afaste de nós os nossos problemas? Estes que tantas vezes nos debilitam ou nos deixam impotentes diante dos desconfortos que os sofrimentos nos causam.
No verso nove, Deus responde a Paulo de uma maneira elucidante. “Então, Ele me disse: a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas...”
Queridos, o que Deus deu a Paulo foi a sua graça, não disse a ele que iria remover o seu sofrimento. Deus pode retirar de nós os nossos sofrimentos, como também não retirá-los, mas se temos a sua maravilhosa graça ela é suficiente para nós consolar, nas doenças, nas perdas físicas, nos problemas financeiros, nos conflitos familiares e principalmente nos relacionamentos entre irmãos. Mas o que importa é que a graça de Deus é suficiente para mim e para você.. O que nos encanta em Paulo é que ele diz, “pois, mais ainda me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”. O que Paulo mais desejava era enaltecer o nome de Jesus, ele entende esta dimensão que não importa as lutas, mas sim que o nome de Jesus seja reconhecido através dos sofrimentos. Quando nós atingimos estes patamares espirituais iremos compreender que os nossos sofrimentos não se comparam com glória do porvir, que nos está preparada antes da fundação do mundo.   Já dizia C.S. Lewis "o sofrimento é o megafone de Deus para despertar um mundo surdo".
Paulo agora no verso dez Paulo diz, “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, por amor de Cristo” porque quando sou fraco, então, é que que sou forte”. Paulo fala no presente, ou seja, nestes momentos, Ele se torna forte.  Isto quer dizer pra mim e você, quanto mais fraco o ser humano está, mais claramente brilha a graça de Deus. Nós não gostamos de passar por provações, mas às vezes passamos para sermos mais humildes. Romanos 14:8 nos diz “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor”.
Martin Luther King o grande estadista (Pessoa de atuação notável na política e na administração dum país) Ele exclama assim, “Quem não tem uma causa pela qual morrer, não tem motivo para viver”.  Queridos, os momentos de mais desalentos de nossas vidas, Deus sempre estará conosco, porque Ele jamais irá nos abandonar porque Ele é Deus conosco Sendo assim, devemos confiar em Sua palavra que balsamiza os nossos corações nas horas mais difíceis de nossa caminhada cristã.
Que Deus nos ajude em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário