terça-feira, 12 de julho de 2011

Agar não era descartável para Deus

No capítulo 21 de Gênesis versos 8-21: Nasce Isaque, o filho da promessa, seu pai Abraão resolve dar uma festa, ou seja, Abraão deu um banquete como é descrito no verso 8: "E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado." Mas neste banquete, Ismael caçoa de Isaque e sua mãe Sara vê e fica tomada de um ódio cruel. Ela chama Abraão e lhe diz que Ismael não será herdeiro da herança dela e de Isaque e manda que Abraão fale para Hagar ir embora juntamente com o seu filho. 
Queridos, que situação desconfortante se tornou, o que tinha tudo para ser uma festa tranquila em que todos estariam se divertindo e comemorando o nascimento de Isaque e o próprio Abraão dialogando com os convidados da festa e os dizendo como tudo aconteceu e certamente falando o que Deus fez na vida de Sara, sendo ela estéril. 
Quantas vezes este fato acontece conosco também? O que era para dar certo em nossas comemorações seja de aniversário, de aniversário de casamento ou aniversário de alguém querido e de repente a festa se azeda por pessoas de nossas próprias famílias. E a história continua, Hagar sai andando errante pelo deserto de Berseba sem rumo sem norte e sem direção. Ela colocou Ismael debaixo de uma árvore para não vê-lo morrer e começo a chorar. Então, Ismael começa a orar e Deus ouve sua oração. 
Queridos, quando aparentemente nós pensamos que não tem mais jeito, Deus entra com provisão! Quando você pensar que não tem mais solução para sua vida, para o seu casamento, para seus filhos que estão mergulhados nas drogas, clame ao Deus todo Poderoso! Quando andamos errantes pelo deserto, Deus sempre tem uma resposta para saciar a nossa sede espiritual. No verso 17 acontece algo que mexe com os nosso corações: "E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está." O próprio Deus chama a Agar e lhe pergunta o que ela tem. Ele providencia um poço, onde ela pode dar água a Ismael. Ela se ergue, ou seja, toma uma posição e dá de beber ao rapaz. Agar pôde conhecer a Deus melhor no deserto. Sara esqueceu que o útero de Agar foi útil para ela, as pessoas muitas vezes nos tratam como peças descartáveis, mas Deus não nos vê assim, Se você está passando por uma situação assim, lembre-se que é no deserto que Deus providencia o que jamias podemos fazer, porque sem Ele nada podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário