segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Bom Samaritano

A Bíblia narra no Evangelho de Lucas capítulo 10 do versículo 25 a 37 que certo doutor da lei quis pôr Jesus a prova dizendo: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe perguntou: Que esta escrito na lei, como a interpretas?" Jesus fez uma pergunta ao doutor, um homem intelectual, de projeção e culto, mas esse homem que tinha nome e renome não sabia a lei áurea. Ele não sabia que ele precisava amar ao Senhor de todo o coração, de toda alma, de toda as suas forças e de todo entedimento e nem ao próximo como a ele mesmo. O interessante é que ele não sabia a coisa mais importante, que é o amor. Ele não amava nem a si mesmo, a sua cultura não valia de nada, para ele o que interessava era seu status. Mas o Mestre Jesus a partir do verso 30 cita atitudes de três diferentes homens, Ele começou a narrar uma parábola para este homem que se achava tão importante. Jesus vai no cerne da questão narrando uma história de um homem que foi assaltado, foi machucado, roubaram tudo dele, deixando-o ferido e semi-morto. Jesus agora fala das pessoas que são religiosas, primeiro um sacerdote viu o estado daquele homem e não deu a mínima importância e passou de largo, ou seja, não sentiu compaixão. Semelhantemente, um levita que constantemente passava por aquele lugar imitou a atitude do sacerdote. Mas o que nos encanta nesta narrativa que o Senhor está narrando é que agora ele irá falar do personagem principal, que é o samaritano. O que deve nos encantar é atitude deste samaritano, que seguia o seu caminho e fez toda a diferença na vida do homem que foi brutalmente violentado pelos salteadores. Ele cuidou daquele homem, pesou-lhe os ferimentos, aplicou-lhe óleo e vinho, que simbolizam unção e alegria, respectivamente. Ele pegou este homem no chão, colocou-o no seu animal e levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Isto deve nos impressionar, porque este bom samaritano é o Senhor Jesus Cristo, mas o texto vai mais além, porque Jesus chega para aquele homem que talvez tinha mestrado, doutorado etc e tal, após narrar para ele, perguntou-lhe qual dos três lhe parecia ter sido o próximo do homem que havia caído nas mãos dos salteadores. O intérprete da lei responde com muita precisão: "O que usou de misericórdia". Será que você tem sido misericordioso com as pessoas, pois lembre-se, quantas vezes Deus tem tido misericórida de nós? Jesus lhe deu uma dica: "Vai, e procede tu de igual modo".
Que o Espírito Santo nos ajude a ir para fazer a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário