sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jesus e o doutor da lei

O texto no evangelho de Lucas 10. 25-37, fala sobre um certo homem, que era doutor da lei e aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, como posso conseguir a vida eterna?" O texto nos informa que ele achava que com sua posição poderia conseguir ganhar a vida eterna.
Aplicação:
Tem muitas pessoas que hoje pensam que por exercerem certos cargos e terem muito prestígio e serem vocacionadas pela boa erudição irão conseguir a vida eterna.
A Bíblia diz que é pela graça que somos salvos não por fazermos boas obras, como este doutor da lei, talvez ele andava somente com pessoas do seu nível intelectual, nunca pensou em visitar outros lugares para poder detectar as necessidades dos que estavam ao seu lado.
O texto prossegue e Jesus fala do bom samaritano, que passando constantemente pelo mesmo lugar viu um homem que fora assaltado e os salteadores o deixaram semimorto e jogado no chão. Mas é nesse momento que Jesus confronta este doutor da lei após apresentar a ele os personagens desta passagem, que são: o sacerdote, o levita e o bom samaritano. Jesus simboliza o bom samaritano, Ele após contar essa parábola lhe disse: "Vai e procede tu de igual modo."
Penso eu como deve ter ficado este homem, que colecionou diplomas mais diplomas, o mais interessante é que ele não conhecia o básico da lei que era amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Queridos, vivemos em dias de competições e de total esquecimento das classes mais baixas. Precisamos estar mais conectados a Palavra de Deus e nos seus ensinamentos. Que Deus nos ajude a praticá-las para que possamos ser verdadeiros imitadores de Jesus.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Bom Samaritano

A Bíblia narra no Evangelho de Lucas capítulo 10 do versículo 25 a 37 que certo doutor da lei quis pôr Jesus a prova dizendo: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe perguntou: Que esta escrito na lei, como a interpretas?" Jesus fez uma pergunta ao doutor, um homem intelectual, de projeção e culto, mas esse homem que tinha nome e renome não sabia a lei áurea. Ele não sabia que ele precisava amar ao Senhor de todo o coração, de toda alma, de toda as suas forças e de todo entedimento e nem ao próximo como a ele mesmo. O interessante é que ele não sabia a coisa mais importante, que é o amor. Ele não amava nem a si mesmo, a sua cultura não valia de nada, para ele o que interessava era seu status. Mas o Mestre Jesus a partir do verso 30 cita atitudes de três diferentes homens, Ele começou a narrar uma parábola para este homem que se achava tão importante. Jesus vai no cerne da questão narrando uma história de um homem que foi assaltado, foi machucado, roubaram tudo dele, deixando-o ferido e semi-morto. Jesus agora fala das pessoas que são religiosas, primeiro um sacerdote viu o estado daquele homem e não deu a mínima importância e passou de largo, ou seja, não sentiu compaixão. Semelhantemente, um levita que constantemente passava por aquele lugar imitou a atitude do sacerdote. Mas o que nos encanta nesta narrativa que o Senhor está narrando é que agora ele irá falar do personagem principal, que é o samaritano. O que deve nos encantar é atitude deste samaritano, que seguia o seu caminho e fez toda a diferença na vida do homem que foi brutalmente violentado pelos salteadores. Ele cuidou daquele homem, pesou-lhe os ferimentos, aplicou-lhe óleo e vinho, que simbolizam unção e alegria, respectivamente. Ele pegou este homem no chão, colocou-o no seu animal e levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Isto deve nos impressionar, porque este bom samaritano é o Senhor Jesus Cristo, mas o texto vai mais além, porque Jesus chega para aquele homem que talvez tinha mestrado, doutorado etc e tal, após narrar para ele, perguntou-lhe qual dos três lhe parecia ter sido o próximo do homem que havia caído nas mãos dos salteadores. O intérprete da lei responde com muita precisão: "O que usou de misericórdia". Será que você tem sido misericordioso com as pessoas, pois lembre-se, quantas vezes Deus tem tido misericórida de nós? Jesus lhe deu uma dica: "Vai, e procede tu de igual modo".
Que o Espírito Santo nos ajude a ir para fazer a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, em nome de Jesus!

As chuvas na região serrana do grande Rio

As fortes chuvas que atingiram as cidades de Friburgo e Teresópolis causaram mortes e muitos desabrigados. Podemos ver pelas redes de comunicação como televisão, internet e jornais as cenas de total dissolução e destruição. As perdas dos entes queridos dos familiares é algo de estremecer qualquer pessoa, a dor é irreparável. As duas cidades foram devastadas pelas chuvas, mas em meio a tanta desesperanla, o povo brasileiro é solidário. Muitas pessoas de vários estados estão contribuindo com doações de alimentos, material higiênico, água e outros mais que os sobreviventes necessitam. O que podemos fazer neste momento de tanto sofrimento e angústia? Podemos ajudar como os voluntários estão fazendo. Se você não é solidário com a dor alheia, procure ser pois quem não é solidário termina solitário. Vamos ajudar as vítimas das enchentes.
Diante dessa grande tempestade climática, rogamos ao Deus de toda a consolação que nos console em nome de Jesus!