segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Para a Nossa edificação.

A cura de um leproso
Mateus 8.1-3.
                   Este texto me chamou muito atenção hoje pela manhã. O evangelista Mateus narra uma cura feita pelo Senhor Jesus de um homem leproso. O que mais me impressiono no texto é que este leproso antes de pedir a cura a Jesus, ele o adora, como é descrito no verso dois parte c. Diferente de outras curas feitas pelo mestre Jesus, ele primeiro o adora, demostrando a sua humildade e dependência somente de Jesus para restabelecer a sua saúde física e integridade na sociedade, porque um leproso naquela época era totalmente excluído da sociedade e deveria viver escondido em cavernas ou em lugares apropriados somente para eles se abrigarem.
Que lições podemos aprender com este texto?
Primeiro lugar.
1- Ele antes de pedir a cura, adora.
Queridos Irmãos como esta atitude é difícil para nós! Porque muitas vezes nós não adoramos, não agradecemos, não reconhecemos o que Jesus já têm feito por mim e você.
Segundo lugar.
Ele reconheceu que Jesus era o Senhor.
Percebemos ainda no verso dois que o leproso aproximou de Jesus, adorou. Ele falou para Jesus. “Senhor se quiseres”, isto faz toda a diferença para os dias atuais em que vivemos, pois hoje se determina: “Eu curo em meu nome”, vivemos hoje  em um secularismo muito diferente do que a Bíblia nos ensina, Jesus é o Senhor e nós como humanos e não temos poder algum. Creio que Jesus cura sim porque Ele possui todo o poder nos céus e na terra, mas é Ele que cura salva e liberta e constrói uma nova historia como o fez na vida deste leproso.
Terceiro lugar.
Ele não dúvida do poder de Jesus.
Percebemos ainda no verso dois que diz assim: “Podes purificar-me”.
Ele não tinha dúvida sobre o poder de Jesus, mas demostra a sua total impotência e dependência do Senhor dos Senhores Jesus. Quantas vezes não queremos dependemos de Jesus , achamos que por frequentar assiduamente a Igreja, participamos de toda as atividades , mas não damos conta do quanto somos incapazes e fracos, arrogantes, soberbos, individualistas, egoístas. Ser assídua a Igreja não quer dizer que somos super crentes e de que já estamos cheios da plenitude de Cristo. Queridos irmãos, a graça nos foi concedida não só para cremos em Jesus, mas também por sofremos por Cristo, Senhor da igreja e das nossas vidas.
Conclusão:
Podemos imaginar agora a vida deste leproso que fora curado por Jesus, o verso três, nos informa parte c: “E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra”. Agora este leproso pode andar pelas ruas, sem preconceito algum, sem constrangimento  das pessoas que certamente quando ele era leproso  e passava pela ruas, gritavam:  “levem o leproso fora daqui, nós não queremos pegar essa terrível doente contagiosa”. Ele agora pode andar de peito aberto dizendo para todos os perseguidores, eu fui curado pelo Mestre dos Mestres o Senhor Jesus  que cura, salva e liberta. Esse mesmo Jesus pode fazer isso na sua vida hoje é só você acreditar e ter fé que em tempo oportuno Ele irá reconstruir sua história e como necessitamos de uma intervenção sobrenatural de Jesus em nossas vidas na área familiar, ministerial e em nossos relacionamentos, mas isto começa com adoração e gratidão, e reconhecendo que Jesus é o Senhor. Que Deus nos ajude a adorá-lo em  primeiro lugar porque fazendo assim, as outras coisas Ele acrescentará em nossas vidas.
Amém e Amém.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O deserto é a escola onde Deus nos abençoa.

                            Normalmente nós não gostamos de estar no deserto, mas é neste lugar que podemos desfrutar da presença de Deus. Poderia falar de muitas pessoas que passaram pelo deserto, Jesus é o nosso exemplo maior, em Mateus capítulo quatro é narrado que Jesus após ser batizado foi levado para ao deserto para ser tentado pelo diabo. 
                            Jesus se encontrava fragilizado, porque estava quarenta dias sem se alimentar e neste momento o inimigo das nossas almas se aproxima dEle, Jesus é tentado por ele nas seguintes situações: 1ª Se és filho de Deus, mande que estas  pedras se transformem em pães, verso três, o objetivo de satanás era levar Jesus a violar o plano divino; 2ª porque está escrito, para não tropeçares nalguma pedra, verso seis, o diabo usa a própria palavra de Deus, usou as escrituras torcendo o seu sentido ao usar uma passagem que fala sobre confiar em Deus para justificar a atitude de provar a Deus; 3ª tudo isso te darei se, prostrado me adorares, verso 9, satanás queria que Jesus o adorasse. 
                                Quero destacar um outro texto no Salmo 63 verso três, o que me encanta em Davi é que ele se encontrava no deserto de Judá, mas o seu coração não estava no deserto, Davi fala que a graça de Deus é melhor do que a vida, ele entende que no lugar onde ele se encontrava se não fosse a graça de Deus ele já tinha perecido, outro fato que me chama a atenção é que neste momento de aridez Davi louva a Deus, ele quer  sentir a presença de Deus. 
                                Meus queridos, não gostamos de estar no deserto, mas o deserto é a escola onde somos aprovados para depois experimentarmos o melhor de Deus. Jesus venceu as suas tentações porque estava sempre conectado com o Pai. Quer vencer o seu deserto? Busque a presença ansiosamente de Deus e você vai descobrir o Deus forte que serve.


Que Deus nos ajude no nosso deserto a buscá-lo com toda a nossa intensidade.
                                                                                                                                                           
Em Cristo,
Presbítero Paulo

sábado, 23 de julho de 2011

A ressurreição do filho da viúva de Naim.

A Bíblia, a narra um fato muito importante no Evangelho de Lucas capitulo, 7: 11-17, este texto fala da morte de um filho de uma viúva. O mais interessante é que tinha duas multidões, uma seguia Jesus e a outra que seguia um enterro do filho da viúva. O texto nos chama a atenção porque Jesus viu a dor daquela mulher e se compadeceu dela e lhe disse: " Não chores" como é descrito no verso 13, a ternura Jesus ao falar aquela mulher é algo fantástico. Ela só ouvia lamentos das pessoas que estavam neste enterro e tristeza estampados no olhar dos que se encontravam naquele lugar de desespero e amargura. Mas o mestre sabe de tudo e é onipresente ( Deus está presente em todo lugar). Ele se aproximou daquele caixão e disse para o menino se levanta-te ! verso 14, e ele se levantou e se colocou de pé, verso 15. Imaginemos as multidões ao verem aquele milagre. Jesus restitui o filho da viúva. e, ele era tudo para ela. O que temos perdido? será que é a confiança em Jesus? Será que é o relacionamento com Deus? Lembremos que Deus pode restituir tudo que perdemos. Creia que Cristo pode restituir tudo o que você tenha perdido Ele pode restituir, creia nisso em nome de Jesus 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Agar não era descartável para Deus

No capítulo 21 de Gênesis versos 8-21: Nasce Isaque, o filho da promessa, seu pai Abraão resolve dar uma festa, ou seja, Abraão deu um banquete como é descrito no verso 8: "E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado." Mas neste banquete, Ismael caçoa de Isaque e sua mãe Sara vê e fica tomada de um ódio cruel. Ela chama Abraão e lhe diz que Ismael não será herdeiro da herança dela e de Isaque e manda que Abraão fale para Hagar ir embora juntamente com o seu filho. 
Queridos, que situação desconfortante se tornou, o que tinha tudo para ser uma festa tranquila em que todos estariam se divertindo e comemorando o nascimento de Isaque e o próprio Abraão dialogando com os convidados da festa e os dizendo como tudo aconteceu e certamente falando o que Deus fez na vida de Sara, sendo ela estéril. 
Quantas vezes este fato acontece conosco também? O que era para dar certo em nossas comemorações seja de aniversário, de aniversário de casamento ou aniversário de alguém querido e de repente a festa se azeda por pessoas de nossas próprias famílias. E a história continua, Hagar sai andando errante pelo deserto de Berseba sem rumo sem norte e sem direção. Ela colocou Ismael debaixo de uma árvore para não vê-lo morrer e começo a chorar. Então, Ismael começa a orar e Deus ouve sua oração. 
Queridos, quando aparentemente nós pensamos que não tem mais jeito, Deus entra com provisão! Quando você pensar que não tem mais solução para sua vida, para o seu casamento, para seus filhos que estão mergulhados nas drogas, clame ao Deus todo Poderoso! Quando andamos errantes pelo deserto, Deus sempre tem uma resposta para saciar a nossa sede espiritual. No verso 17 acontece algo que mexe com os nosso corações: "E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está." O próprio Deus chama a Agar e lhe pergunta o que ela tem. Ele providencia um poço, onde ela pode dar água a Ismael. Ela se ergue, ou seja, toma uma posição e dá de beber ao rapaz. Agar pôde conhecer a Deus melhor no deserto. Sara esqueceu que o útero de Agar foi útil para ela, as pessoas muitas vezes nos tratam como peças descartáveis, mas Deus não nos vê assim, Se você está passando por uma situação assim, lembre-se que é no deserto que Deus providencia o que jamias podemos fazer, porque sem Ele nada podemos fazer.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Viver para Deus

O maior desafio que o povo de Deus enfrenta hoje são as novidades que surgiram na evolução mundial. Fatos que eram estritamente privados se tornaram coletivos e comuns a todos, por exemplo, os trajes femininos e masculinos mudaram, os penteados mudaram, as formas estéticas mudaram, tudo está mudando, as coisas estão em constante mutação. É normal que as coisas mudem, não queremos permanecer na Idade da Pedra, mas com isto estamos correndo um grande risco de nessas mudanças esquecermos do Nosso Deus. Tudo mudou, mas Cristo permanece o mesmo, Ele não mudou e Sua Palavra jamais mudará. Em Hebreus 13.8: "Jesus Cristo, ontem e hoje será eternamente", Ele não muda, porque Ele é imutável.
E nessa corrida desenfreada nós estamos esquecendo de Deus que é Bendito e Eterno e estamos adorando a criatura em vez do Criador. "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." Romanos 1:25
Estes acontecimentos estão gerando um grande afastamento entre Deus e o homem, Deus nos ama e quer nos abençoar. Em Jeremias 33.3: "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.", Deus tem bênçãos incontáveis para nós, resta-nos buscá-lo em primeiro lugar. Precisamos desacelerar as nossas atividades em todas as áreas: profissional, social e emocional, não que Deus as condene. Mas sim para nos focarmos mais no Senhor. Porque infelizmente, nosso alvo tem sido ter, ter e ter. Devemos querer ser. Precisamos nos voltar para Deus como é descrito no profeta Joel 2.12-13: "Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e converte-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Creio que o momento de buscarmos a Deus é agora. A nossa ansiedade tem saqueado a nossa felicidade, por isso, Jesus nos diz que não podemos acrescentar um côvado da nossa existência, então, é tempo de priorizar Jesus Cristo como o centro de nossas vidas.

terça-feira, 15 de março de 2011

A vida de um homem direcionado por Deus!

Em II Reis capítulo 17, versos 8 a 24 narra um fato muito importante que aconteceu na vida do profeta Elias. O profeta de Deus, Elias recebe uma ordem do próprio Deus para ir a uma cidade chamada Sarepta para se hospedar na casa de uma viúva. Deus o levara para a casa desta viúva para se alimentar fisicamente. O mais interessante é que esta mulher também estava lutando para sobreviver, pois a fome naquela época era muito freqüente. Mas o que eu quero destacar são somente os versos dezoito e vinte e quatro. No verso 24 esta mulher reconhece que Elias é um homem de Deus. Será que nós hoje podemos ser reconhecidos como pessoas de Deus? O texto desenrola de uma maneira fantástica. Elias soube acalentar a mulher multiplicando o azeite, a farinha dela e suprindo as suas necessidades no momento difícil para aquela família.
Depois de se alimentar, o menino morreu. Elias é duramente questionado por aquela mulher, ele pegou o filho dela e o levou para o seu quarto secreto e orou ao Senhor clamando para que Ele realizasse um milagre na vida do menino que morrera. O Senhor atendeu a voz de Elias e o menino revive. Quero dizer para mim e para você que o mesmo Deus de Elias é o nosso, Ele pode fazer um milagre ainda hoje. Quero colocar em foco o verso vinte e quatro, quando a mulher faz uma afirmação para Elias: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” Será que as pessoas podem falar o mesmo de nós, que a palavra dos nossos lábios é verdade? Pensemos nisto com muito carinho, porque as pessoas precisam perceber que o que expressamos é verdade.
Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus!
Presbítero Paulo Nunes Pereira

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jesus e o doutor da lei

O texto no evangelho de Lucas 10. 25-37, fala sobre um certo homem, que era doutor da lei e aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, como posso conseguir a vida eterna?" O texto nos informa que ele achava que com sua posição poderia conseguir ganhar a vida eterna.
Aplicação:
Tem muitas pessoas que hoje pensam que por exercerem certos cargos e terem muito prestígio e serem vocacionadas pela boa erudição irão conseguir a vida eterna.
A Bíblia diz que é pela graça que somos salvos não por fazermos boas obras, como este doutor da lei, talvez ele andava somente com pessoas do seu nível intelectual, nunca pensou em visitar outros lugares para poder detectar as necessidades dos que estavam ao seu lado.
O texto prossegue e Jesus fala do bom samaritano, que passando constantemente pelo mesmo lugar viu um homem que fora assaltado e os salteadores o deixaram semimorto e jogado no chão. Mas é nesse momento que Jesus confronta este doutor da lei após apresentar a ele os personagens desta passagem, que são: o sacerdote, o levita e o bom samaritano. Jesus simboliza o bom samaritano, Ele após contar essa parábola lhe disse: "Vai e procede tu de igual modo."
Penso eu como deve ter ficado este homem, que colecionou diplomas mais diplomas, o mais interessante é que ele não conhecia o básico da lei que era amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Queridos, vivemos em dias de competições e de total esquecimento das classes mais baixas. Precisamos estar mais conectados a Palavra de Deus e nos seus ensinamentos. Que Deus nos ajude a praticá-las para que possamos ser verdadeiros imitadores de Jesus.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Bom Samaritano

A Bíblia narra no Evangelho de Lucas capítulo 10 do versículo 25 a 37 que certo doutor da lei quis pôr Jesus a prova dizendo: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe perguntou: Que esta escrito na lei, como a interpretas?" Jesus fez uma pergunta ao doutor, um homem intelectual, de projeção e culto, mas esse homem que tinha nome e renome não sabia a lei áurea. Ele não sabia que ele precisava amar ao Senhor de todo o coração, de toda alma, de toda as suas forças e de todo entedimento e nem ao próximo como a ele mesmo. O interessante é que ele não sabia a coisa mais importante, que é o amor. Ele não amava nem a si mesmo, a sua cultura não valia de nada, para ele o que interessava era seu status. Mas o Mestre Jesus a partir do verso 30 cita atitudes de três diferentes homens, Ele começou a narrar uma parábola para este homem que se achava tão importante. Jesus vai no cerne da questão narrando uma história de um homem que foi assaltado, foi machucado, roubaram tudo dele, deixando-o ferido e semi-morto. Jesus agora fala das pessoas que são religiosas, primeiro um sacerdote viu o estado daquele homem e não deu a mínima importância e passou de largo, ou seja, não sentiu compaixão. Semelhantemente, um levita que constantemente passava por aquele lugar imitou a atitude do sacerdote. Mas o que nos encanta nesta narrativa que o Senhor está narrando é que agora ele irá falar do personagem principal, que é o samaritano. O que deve nos encantar é atitude deste samaritano, que seguia o seu caminho e fez toda a diferença na vida do homem que foi brutalmente violentado pelos salteadores. Ele cuidou daquele homem, pesou-lhe os ferimentos, aplicou-lhe óleo e vinho, que simbolizam unção e alegria, respectivamente. Ele pegou este homem no chão, colocou-o no seu animal e levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Isto deve nos impressionar, porque este bom samaritano é o Senhor Jesus Cristo, mas o texto vai mais além, porque Jesus chega para aquele homem que talvez tinha mestrado, doutorado etc e tal, após narrar para ele, perguntou-lhe qual dos três lhe parecia ter sido o próximo do homem que havia caído nas mãos dos salteadores. O intérprete da lei responde com muita precisão: "O que usou de misericórdia". Será que você tem sido misericordioso com as pessoas, pois lembre-se, quantas vezes Deus tem tido misericórida de nós? Jesus lhe deu uma dica: "Vai, e procede tu de igual modo".
Que o Espírito Santo nos ajude a ir para fazer a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, em nome de Jesus!

As chuvas na região serrana do grande Rio

As fortes chuvas que atingiram as cidades de Friburgo e Teresópolis causaram mortes e muitos desabrigados. Podemos ver pelas redes de comunicação como televisão, internet e jornais as cenas de total dissolução e destruição. As perdas dos entes queridos dos familiares é algo de estremecer qualquer pessoa, a dor é irreparável. As duas cidades foram devastadas pelas chuvas, mas em meio a tanta desesperanla, o povo brasileiro é solidário. Muitas pessoas de vários estados estão contribuindo com doações de alimentos, material higiênico, água e outros mais que os sobreviventes necessitam. O que podemos fazer neste momento de tanto sofrimento e angústia? Podemos ajudar como os voluntários estão fazendo. Se você não é solidário com a dor alheia, procure ser pois quem não é solidário termina solitário. Vamos ajudar as vítimas das enchentes.
Diante dessa grande tempestade climática, rogamos ao Deus de toda a consolação que nos console em nome de Jesus!