quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Imitando a Deus como filhos amados

EFÉSIOS 5: 1.

Sede pois imitadores de Deus,  como filhos amados. A palavra "imitadores", no original  grego mimetai, que tem a forma verbal mimai, que significa seguir,copiar. Duas coisas emergem desse versículo, a paternidade de Deus e a filiação, através de um relacionamento de amor philein, amor de família. O apóstolo nos coloca dentro da família de Deus como filhos amados. Cristo é o modelo por excelência. É o filho unigênito (Jo 3.16), e nós fomos feitos filhos de Deus (Jo 1.12).

Como podemos perceber que grande desafio temos de imitar um Deus Santo! Para sermos imitadores de Deus, como filhos amados devemos: Imitá-lo em santidade, caráter e a nossa conduta moral, etc...
Sabemos que é muito difícil para nós, mas Deus nos enviou o Seu Santo Espírito que  habita em nós,  está em nós e age por nós. Sendo assim, podemos imitá-lo, porque Ele nos transforma continuamente.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Prazer na lei do Senhor

Salmo 1.

Verso 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite.

   Entendemos que esse verso o salmista está se referindo a conduta do servo do Senhor. E ao mencionar que o seu prazer está na lei do Senhor, e ao meditar na lei do Senhor em sua Palavra ele vai encontrar a direção correta para  não ceder aos encantos de vários tipos de prazeres que não lhe traria felicidade alguma, mas sim infelicidade, por isso o seu prazer é meditar na lei do Senhor para não ser atraído por outros prazeres que não lhe daria felicidades. A Palavra de Deus é vida e gera vida, por isso o nosso prazer é Palavra, porque Ela é a verdade. 
  

domingo, 19 de setembro de 2010

O progresso na vida cristã.

O profeta Jeremias foi chamado para ser profeta de Deus antes mesmo de ser formado no ventre da sua mãe, como está descrito em Jeremias: "antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei, e te constitui profeta às nações".  1: 5. Quando lemos este livro podemos perceber o quanto o profeta de Deus sofreu por ser fiel a Palavra dEle. Pregou quarenta anos para o povo de Deus nenhuma pessoa se converteu, ele é chamado de o profeta chorão, mas quem não choraria na sua situação? Pregou a palavra de Deus e ninguém deu ouvido, vivemos dias assim. Muitas vezes nós vamos ao culto e não ouvimos a palavra de Deus, porque o nosso foco está em nós mesmo. Mas eu quero  dizer para   você que precisamos pregar a Palavra de Deus a tempo e a fora de tempo.

Mas tarde o profeta Jeremias escreve o livro de Lamentações. Que coisa linda ele escreve no capitulo 3.21 "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" Ele queria esquecer todo o seu passado de dor, angústia e depressão. Assim somos nós, o passado devemos esquecer e prosseguir para o alvo. Em Filipenses 3: 12-14, o apóstolo Paulo nos ensina que o progresso na vida Cristã é esquecer o passado. Ele tinha em mente que tudo que possuía antes era considerado como refugo para ganhar a Cristo. Prosseguir para o alvo é abandonar o pecado, ter vida santa, priorizar a obra de Deus. Ele chega a dizer que não conseguiu a perfeição, mas Paulo tinha o seu alvo bem definido. Qual tem sido o seu alvo? Se você tem um alvo, avance para as coisas que diante de você estão. Se você se sente vocacionado para a obra de Deus, lute com todas suas forças, não resista o seu chamado independente do seu bem estar. O progresso na vida cristã envolve renúncia, amor e dedicação a obra de Deus.
O apóstolo foi o maior imitador de Jesus. Você  também pode ser um imitador de Jesus, seguindo com destreza a sua vocação, isto é ter uma vida  cristã progressiva.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

INTIMIDADE

Salmo 25.14

A intimidade com o Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança.

Este verso deste Salmo é de uma profundidade tamanha, porque ele fala de intimidade com o Senhor. Quando temos intimidade com o Senhor, desfrutamos do melhor de Deus, iremos provar o melhor de sua palavra. Como será isso? Obedecendo, amando , honrando Seu nome e praticando os seus ensinamentos. Para quem é esta intimidade? É para os que o temem. Temer é respeitar a Deus, assim como está escrito em Provérbios 1.7: " O temor do Senhor é o principio do saber." Devemos priorizar a nossa intimidade com o Senhor, porque não existe nada melhor do que ser amigo de Deus. Em Lucas 5:16  podemos ver o exemplo de Jesus: " Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava".

Que Deus nos Ajude.

sábado, 11 de setembro de 2010

Confiança em Deus

Salmo 25.1-8

Introdução: Este Salmo fala de Confiança. Creio eu que a falta de confiança em Deus é a nossa franqueza atual, mais visível no meio do povo de Deus. As nossas lutas contínuas nos afastam de Deus e a nossa confiança se torna em desconfiança, mas Deus é um Deus em quem podemos confiar.



Vejamos o que este Salmo nos ensina sobre Confiança.


Em primeiro lugar:


Confiar em Deus traz quietude, para falar com Deus o que precisamos.


Verso 2- Davi tem livre acesso para abrir o seu coração diante de Deus e falar o que está sentindo, na parte B do verso ele fala, “EM TI CONFIO; NÃO CONFUNDIDO, NEM QUE OS MEUS INIMIGOS TRIUNFEM SOBRE MIM.”


Exposição. Quando temos confiança plena em Deus, iremos o pedir para não sermos confundidos, com as pessoas que agem totalmente diferente dos princípios da palavra de Deus, pois a pior coisa é ser confundido com as pessoas que agem sem temor nenhum de Deus, precisamos pedir isso a Deus , para que o seu nome seja engrandecido em nossas vidas é isso que Davi pede , mas primeiro devemos ter a plena confiança no Deus que servimos.


Em segundo lugar.


Confiar em Deus nos traz direção, para andar na verdade. E a verdade nos faz aprender os ensinos da pessoa de Deus.


Verso 4- Davi disse: “FAZE-ME SABER OS TEUS CAMINHOS”


Exposição: O Salmista pede a Deus, que o ensine os teus caminhos. Irmãos como precisamos dos ensinos de Deus. E como estamos carentes do ensino da palavra de Deus. Hoje o que mais temos presenciado são ensinos fora dos princípios da palavra de Deus, e o resultado que podemos perceber é que o povo de Deus está se perdendo por causa de conhecimento, quando pedimos a Deus que nos ensine, andaremos na sua vereda, teremos direção correta em nossa caminhada cristã.


Verso 5. “NOS GUIA NA TUA VERDADE E ENSINO, POIS TU ÉS O DEUS DA MINHA SALVAÇÃO;” Quando andamos na verdade da palavra de Deus, que é luz para os nossos caminhos. Percebemos que Ele é o Deus que nos salva, de todos os nossos temores. E sendo assim, todos os dias estamos esperando a sua intervenção sobre as nossas vidas, para nos salvar de todos os perigos que nos cercam continuamente.






Terceiro lugar.


Confiar em Deus nos faz lembrar que precisamos da sua misericórdia.






Exposição.


Versos 6. Davi pede a Deus: “LEMBRA-TE, SENHOR DAS TUAS MISERICÓRDIAS” que são infinitas. Queridos, o nosso Deus é rico em misericórdia, devemos ter a coragem de nos aproximarmos diante do nosso Deus, porque as tuas benignidades são de eternidade a eternidade. Seja qual for as lutas e em meio a elas você fatalmente caiu em pecado, lembra-se que Deus é um Deus de amor, e não nos julga como o mundo nos julga. Mas julga com equidade, ou seja, com justiça.






Em quarto lugar.


Quando confiamos em Deus, descobrimos que Deus é quem nos dá a direção correta.


Verso 8.


Exposição.


Davi pôde experimentar quem Deus é. “BOM E RETO É O SENHOR;” Quando descobrimos isto que o Salmista descobriu, iremos experimentar o melhor de Deus para nossas vidas. E não só isso podemos dar testemunho de quem Deus é. Que coisa maravilhosa.


Deus nos tira do caminho de pecados, e nos guia a andarmos em suas veredas. Que benção maravilhosa para mim e você.






Conclusão.


A confiança em Deus nos faz experimentar o melhor desta vida, independente das nossas circunstâncias. Mas não devemos esquecer que Jesus, experimentou tudo que eu e você sofremos, mas se esvaziou o máximo, porque confiou inteiramente no Pai. Que Deus nos ajude em nome de Jesus.